L i v r o s
Livro: Reminiscências do Choros N° 10 de Heitor Villa-Lobos na Sinfonietta N°4 de Marcelo Rauta - Um estudo Comparativo
RESUMO
A motivação inicial do presente trabalho foi criar uma obra, utilizando os processos composicionais de Heitor Villa-Lobos, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a música brasileira, bem como comemorar o seu 50º aniversário de morte.
Este trabalho aborda parte do processo criativo em Villa-Lobos, suas influências composicionais e propõe um estudo comparativo entre as obras Choros nº10 de Heitor Villa-Lobos e a Sinfonietta nº4 de Marcelo Rauta.
A escolha da obra Choros nº10 se deve ao fato de a mesma ser apontada por pesquisadores como obra de referência no processo criativo villalobiano, assim, elaboramos um breve histórico do gênero choro, viagens de Villa-Lobos à França e influências do modernismo europeu.
Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a obra composta por Rauta (2009), contém processos composicionais de Villa-Lobos e também, de forma indireta, alguns processos composicionais de compositores modernistas. Verificamos que através de análises estilísticas e ferramentas de criação, é possível construir obras similares, aproveitando estes elementos.